29 setembro 2006

 

EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE...
MAS QUEM DISSE QUE ESTÁ GANHANDO???

Dentre as várias definições de marketing que permeiam a literatura e os meios acadêmicos, existe uma que eu acho perfeitamente aplicável à realidade brasileira, não porque seja da minha autoria, modéstia à parte, mas porque reflete como o empresariado brasileiro (com raras exceções) encara o marketing no país:

“MARKETING É AQUILO QUE A GENTE NÃO FAZ QUANDO ESTÁ BEM, PORQUE NÃO PRECISA”.
E NÃO FAZ QUANDO ESTÁ MAL, PORQUE NÃO TEMOS DINHEIRO."

Entrei neste assunto nesta edição do e-journal, porque para muitas empresas o ano de 2002 ainda não começou. Por onde a gente passa e conversa a sensação é sempre a mesma: "Ih, Tá tudo parado, as vendas andam ruins, o mercado está arredio, etc, etc, etc...".
Eu queria entender onde está a paradeira, se você anda na rua os carros estão rodando e abastecendo, as pessoas estão pegando suas conduções, e a vida está continuando??? Outro dia tive que dar uma passada em um hiper-mercado. Grande coisa, todo mundo faz isso. Neste caso era, para mim, um fato novo, pois eram 4 horas da tarde de uma quarta-feira e confesso que nunca tinha ido a um hiper-mercado num dia e numa hora destas. Sabe o que encontrei? O hiper-mercado cheio, com gente passando pelos caixas com os carrinhos cheios, consumindo e girando mercadorias.
Portando, a coisa não deve estar tão complicada assim. E sabe porque não? Porque a dona de casa que está atrás do carrinho não está nem aí se a candidatura deste ou daquele alavanca ou despenca o dólar ou a bolsa. Porque o povo está se lixando se der esquerda ou direita. E não é só aqui não. Veja o índice de abstenções às urnas em países onde o voto não é obrigatório. É alto.
Então porque as empresas estão tão assustadas? Por um único motivo. O país, assim como o mundo, vive de momentos de alta e de baixa na economia, um eterno expande e encolhe que funciona desde que o mundo é mundo. Nos países onde a cultura de marketing funciona, a galera investe em promoção de produtos nos períodos de vacas gordas para poder tirar o máximo do momento de pico. E investe em promoção de produtos nos períodos de vacas magras para não serem esquecidos, pois quando o período de vacas gordas retornar eles estarão por cima. Resumindo, investem em marketing sempre.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?