06 março 2014

 

É O FIM DA PROSPECÇÃO???

Não é segredo para ninguém que a internet está modificando a vida de todos nós, principalmente a profissional. É com certa frequência que tenho encontrado com vendedores que se recusam a fazer prospecção à moda antiga, do tipo ligar para uma empresa, identificar o interlocutor e, a partir daí, vender o seu peixe. Argumentam eles, "ninguém mais recebe, pedem informações por email, por isso eu não pr
ospecto mais".
Na realidade eles não estão errados no argumento e sim na atitude. É óbvio se a abordagem de prospecção for padrão para todos os clientes, do tipo, "quero marcar uma reunião para apresentar nossa linha de produtos" você será mais uma em um milhão de ligações que o pretenso cliente receberá por dia oferecendo mais do mesmo, pois se é para apenas conhecer a linha, me manda uma apresentação por email.
Porém, se cada um dos profissionais de vendas desenvolver um discurso de aproximação que instigue a curiosidade do outro, vai aumentar consideravelmente a chance de ser recebido.
Uma das técnicas que utilizei durante anos para vender os serviços da Inteligência de Marketing, uma empresa de comunicação especializada em marketing industrial foi, ao invés de falar com os possíveis clientes para apresentar a agência ou  nosso portfólio, abordar diretamente oferecendo os serviços especializados de uma empresa, cujo principal executivo tem formação em engenharia e foi editor de uma revista técnica chamada Máquinas e Metais, ou seja, não é um ignorante de produtos, processos, aplicações e mercado. Este era um discurso diferenciado. Não funcionava sempre, mas aumentavam muito as chances de ter uma conversa com meu interlocutor porque ele entendia que, do lado de cá, havia conteúdo e não mais uma cantilena sobre portfólio.
Bem, diriam vocês, e daí??: Como então realizar esta proeza? Se for uma prospecção tradicional, daquelas de ligar para marcar reunião e tentar "vender" os benefícios de falar com você, estude os clientes antes. Veja o que eles fazem. Se possível estude o processo de fabricação deles e veja como seu produto ou serviço vai ajudar a melhorar o desempenho de sua fábrica. E aí crie um discurso de abordagem do tipo: "Estivemos estudando seu processo de fabricação e acreditamos que temos a oportunidade de lhe oferecer uma solução que vai lhe ajudar a economizar (melhorar a qualidade, diminuir o refugo, etc, etc, etc..) na sua linha e gostaríamos de marcar uma reunião para mostrá-la. Se o cliente pediu que você mande por email, das duas uma , ou não colou e você vai ter que buscar outra, ou o cara abordado não está envolvido com este problema e você vai ter que buscar uma nova porta de entrada.
Ainda dentro da hipótese de uma prospecção tradicional, faça-se a seguinte pergunta;
"Dê-me três razões porque o seu produto ou serviço é melhor do que o do concorrente???"
Esta é a pergunta chave, pois na cabeça do cliente ele só será tentado a ouvir seu discurso se você tiver algo melhor para oferecer. Mas, e se você não tiver estas razões??? Procure, sempre vai achar pelo menos uma que te sirva de tábua de salvação, mas, se não tiver mesmo, aí você terá um problema.
Por outro lado, se não se pode vencer, junte-se a eles e passe a fazer prospecção virtual. Um conhecido meu, que vende móveis para escritório, um produto com uma concorrência infernal, criou um blog onde ele passou a divulgar conteúdo sobre ergonomia no trabalho, decoração corporativa e outros assuntos relacionados com arquitetura funcional. A partir daí começou a disparar emails, para uma base de dados que ele montou, com "drops" dos assuntos publicados e link para acessá-los e passou a enviar sistematicamente. E a atualizar o blog também. No começo foi  um fiasco, mas ao longo do tempo as visitas começaram de forma tímida, mas foram crescendo, devagar e sempre, até que começaram a gerar  "leads" de pessoas que o chamaram para conversar para ver se havia algo ue poderia ser feito para resolver o problema deles.
De uma forma ou de outra, há hoje um enorme trabalho para fazer prospecção e ficar na velha fórmula de apresentar produtos ou portfólio é suicídio.
Isto é garantia de sucesso??? Não!!! Não existe nada que garanta isso, mas vai ajudar a criar conteúdo atrativo para capturar a atenção do interlocutor.

Como dizia Einstein: "Insanidade é tentar obter resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa."

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