06 outubro 2006

 
SEU PATRIMÔNIO

Quero começar este nosso papo de hoje com uma pesquisa que eu gostaria que você respondesse com toda a sinceridade.
QUAL O MAIOR PATRIMÔNIO DE UMA EMPRESA?
A) Seus ativos (máquinas, equipamentos, instalações, prédios, etc.)
B) Seus colaboradores;
C) Sua tecnologia
D) Seus clientes;
E) Sua Imagem de marca
Não se trata de nenhuma "pegadinha", quero com isto avaliar como você raciocina dentro dos vetores de pensamento estratégico que norteiam a sua empresa, ou a empresa onde você trabalha.
Se você respondeu (A) o raciocínio estratégico de sua empresa está voltada para o acúmulo de ativos. Ou seja, a
empresa se interessa em fazer dinheiro e transformar em bens porque acha que isto é o mais importante. De todo não é uma posição ruim, visto que vivemos em uma sociedade capitalista e o lucro é mais do que desejado, porém isto pode levar a uma posição de concentrar todos os seus esforços nesta direção em detrimento de outras tendências.
Se você respondeu (B), sua empresa tem uma lado humanista bastante acentuado e, nos tempos de marketing social, é uma boa política. Todavia, esta posição pode tender ao paternalismo e a super-protecionismo com os colaboradores e se tornar uma empresa que olha muito para o social e pouco para os lucros, diferentemente da primeira.
Se você respondeu (C), sua empresa dá grande valor aos produtos e tecnologia que os compõem e investe muito em P&D, podendo, com esta vertente, se esquecer que a empresa tem outras áreas para investir.

Se você respondeu (D), sua empresa está preocupada com vendas e como conquistar e manter um bem que reconhece como um dos mais preciosos. Seus clientes. Não está errado, mas, agindo da forma de que o "cliente sempre tem razão" corre-se o risco de ter uma empresa fragilizada e nas mãos dos clientes.

Se você respondeu (E), possivelmente estará em uma posição que levará a todas as outras em consideração, porque é impossível manter-se com uma grande imagem de marca sem ter as outras respostas anteriores. Mas, como vimos que tudo tem um lado negativo, esta posição leva tempo e custa dinheiro. Manter uma excelente imagem de marca no mercado é muito difícil e questionada, principalmente nos dias atuais, onde se criou a cultura de que todo mundo está comprando preço. Mas, a longo prazo, está será a melhor saída para as empresa que sobrarem desta guerra suicida.
Mas, como disse uma vez um filósofo: "A longo prazo todos estaremos mortos", cabe a você a decisão de onde posicionar sua empresa.
E se precisar de uma força, ligue para nós.

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