12 novembro 2013
Gostaria de informar que a INTELIGÊNCIA DE
MARKETING acaba de fechar acordo para disponibilizar disponibilizar cursos via
internet, ao fechar acordo de operação com a Target Engenharia e Consultoria.
Mais detalhes confira no link. www.inteligenciamkt.com.br.
Sidney Coldibelli
TÉCNICO
NÃO GANHA JOGO

No
futebol, cabe ao técnico, indicar jogadores para contratações, desenhar o
esquema tático do time, montar a equipe técnica (preparador físico, preparador
de goleiros, fisioterapeuta, nutricionista, etc.), treinar a equipe para que
execute o programa tático preparado, observar o comportamento da equipe e de
cada membro dela para identificar possíveis falhas de entrosamento e suas
causas, entre outras inúmeras atividades.
Mas,
existe uma que é, a meu ver, fundamental. A de conhecer os pontos fortes de cada
um dos membros de sua equipe e saber explorá-los assim como tentar neutralizar,
o máximo possível os pontos fracos de cada um. Isto quer dizer que, além de um
profundo conhecedor do jogo e suas derivações, cabe ao técnico de futebol ser um
profundo conhecedor de pessoas a ponto de tornar-se um grande líder exercendo um
papel motivador dentro da equipe.
A
frase que dá título a esta reflexão se mostra uma verdade incontestável, uma vez
que não cabe ao técnico esta função e sim aos jogadores que estão disputando uma
partida, O técnico pode, em determinadas situações interferir no resultado de
uma equipe provocando uma alteração tática ou uma substituição que pode alterar
os rumos das coisas. Mas esta ação não se repete constantemente. O que se vê é
que as alterações promovidas durante a partida raramente surte o efeito
desejado.
Mas
se o papel do treinador não é o de ganhar o jogo, qual seria então??? O de
ganhar campeonatos.
No
caso de um Departamento de Vendas, por exemplo, cabe aos vendedores se
empanharem para vencer as batalhas, ou seja, o jogo, prospectando
e desenvolvendo clientes, elaborando propostas e promovendo seu follow-up,
negociando-as e conseguindo os pedidos (gols) necessários para que o dia a dia
da empresa possa transcorrer da melhor forma possível. Ao Gerente cabe a função
de levar a equipe a ganhar as batalhas e, ao final do campeonato (ano) as metas
sejam cumpridas e a empresa atinja seus objetivos. Também compete ao Gerente de
Vendas, assim com ao treinador, a papel político dentro da empresa, ou time, no
sentido de conseguir sempre as melhores condições de trabalho para que seus
subalternos possam desempenhar seu papel da melhor forma possível.
Mas
o que se vê, em uma grande parte das empresas, é que o Gerente fica preocupado
em marcar os gols. Acompanha e tenta fechar cada pedido e tenta mudar o
resultado do jogo durante o jogo (negociação), ao invés de preparar a equipe no
intervalo de cada jogo. Evita os assuntos relacionados à organização interna
para não criar animosidades e busca as soluções mais rápidas para poder voltar a
fazer aquilo ue gosta. Marcar gols.
Assim,
cabe aos gestores, não apenas de vendas, como de outras áreas da empresa também,
criar as condições ideais para que seus comandados possam, ao final do
exercício, ter ganho a guerra, dando suporte para a que cada um ganhe as
batalhas necessárias e acumule os pontos suficientes para que o título (as
metas) sejam atingidas.
É
claro que exitem muitos técnicos (Gerentes) que sabem marcar gols. Mas será que
eles estão lá para isto???