12 novembro 2013

 
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Sidney Coldibelli
TÉCNICO NÃO GANHA JOGO

Recentemente li em um blog do cronista esportivo, e ex-jogador de futebol, Neto, uma cronica sobre um velho tema: O papel do Técnico no time de futebol. Faço esta reflexão porque considero que este profissional tem estreita relação com outros profissionais que atuam em outras áreas. São os Gerentes.
No futebol, cabe ao técnico, indicar jogadores para contratações, desenhar o esquema tático do time, montar a equipe técnica (preparador físico, preparador de goleiros, fisioterapeuta, nutricionista, etc.), treinar a equipe para que execute o programa tático preparado, observar o comportamento da equipe e de cada membro dela para identificar possíveis falhas de entrosamento e suas causas, entre outras inúmeras atividades.
Mas, existe uma que é, a meu ver, fundamental. A de conhecer os pontos fortes de cada um dos membros de sua equipe e saber explorá-los assim como tentar neutralizar, o máximo possível os pontos fracos de cada um. Isto quer dizer que, além de um profundo conhecedor do jogo e suas derivações, cabe ao técnico de futebol ser um profundo conhecedor de pessoas a ponto de tornar-se um grande líder exercendo um papel motivador dentro da equipe.
A frase que dá título a esta reflexão se mostra uma verdade incontestável, uma vez que não cabe ao técnico esta função e sim aos jogadores que estão disputando uma partida, O técnico pode, em determinadas situações interferir no resultado de uma equipe provocando uma alteração tática ou uma substituição que pode alterar os rumos das coisas. Mas esta ação não se repete constantemente. O que se vê é que as alterações promovidas durante a partida raramente surte o efeito desejado.
Mas se o papel do treinador não é o de ganhar o jogo, qual seria então??? O de ganhar campeonatos.
No caso de um Departamento de Vendas, por exemplo, cabe aos vendedores se empanharem para vencer as batalhas, ou  seja, o jogo, prospectando e desenvolvendo clientes, elaborando propostas e promovendo seu follow-up, negociando-as e conseguindo os pedidos (gols) necessários para que o dia a dia da empresa possa transcorrer da melhor forma possível. Ao Gerente cabe a função de levar a equipe a ganhar as batalhas e, ao final do campeonato (ano) as metas sejam cumpridas e a empresa atinja seus objetivos. Também compete ao Gerente de Vendas, assim com ao treinador, a papel político dentro da empresa, ou time, no sentido de conseguir sempre as melhores condições de trabalho para que seus subalternos possam desempenhar seu papel da melhor forma possível.
Mas o que se vê, em uma grande parte das empresas, é que o Gerente fica preocupado em marcar os gols. Acompanha e tenta fechar cada pedido e tenta mudar o resultado do jogo durante o jogo (negociação), ao invés de preparar a equipe no intervalo de cada jogo. Evita os assuntos relacionados à organização interna para não criar animosidades e busca as soluções mais rápidas para poder voltar a fazer aquilo ue gosta. Marcar gols.
Assim, cabe aos gestores, não apenas de vendas, como de outras áreas da empresa também, criar as condições ideais para que seus comandados possam, ao final do exercício, ter ganho a guerra, dando suporte para a que cada um ganhe as batalhas necessárias e acumule os pontos suficientes para que o título (as metas) sejam atingidas.
É claro que exitem muitos técnicos (Gerentes) que sabem marcar gols. Mas será que eles estão lá para isto???

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